CONHEÇA O NOVO SERVIÇO DE ENVIO DE DADOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS
Formado por um conjunto de aplicações, o novo serviço de envio de dados usará o sistema único de controle de acesso e permissões, o Passaporte, e possibilita a construção dinâmica de layouts e regras pelas áreas técnicas, a integração com os sistemas de gestão dos jurisdicionados e muito mais.

Acrônimo de “construtor de layouts e regras”, essa ferramenta permite que a área técnica interessada possa construir os layouts de forma amigável, utilizando-se das funcionalidades disponibilizadas no sistema, sem necessitar da equipe técnica de TI.

Cada layout contém um conjunto de especificações e exigências a serem respeitadas. Todas as informações necessárias ao envio de dados pelos jurisdicionados, estão disponíveis no Colare.doc.

O Colare Recepção é a ferramenta por onde os dados são transmitidos. Os dados são
enviados por endereços de internet, denominados endpoints, que
estão preparados para a validação do layout informado.

Por meio dessa ferramenta é possível ao jurisdicionado verificar quais entregas foram realizadas, obter o recibo das entregas homologando-as ao final do processo de envio. Além disso, será possível realizar o envio manual dos dados, pelo preenchimento de formulários.

O Passaporte é o sistema único de controle de usuários, acesso e permissões do Tribunal. Assim, as informações referentes ao perfil dos jurisdicionados e de seus representantes, bem como as informações dos usuários internos do TCMGO serão gerenciados por este serviço.
BENEFÍCIOS
Confira os benefícios deste novo sistema para os jurisdicionados.





O ENVIO DE DADOS

Criação do layout
Utilizando a nova plataforma de envio de dados Colare, as áreas técnicas do Tribunal publicarão os layouts, liberando a recepção de dados.


Consulta ao layout
Por meio do Colare.doc, o jurisdicionado poderá visualizar a estrutura de dados esperada, bem como as regras que serão aplicadas a essa estrutura.


Acesso aos sistemas
A identificação e cadastramento dos usuários, o controle de acesso e permissões será realizado pelo TCM Passaporte. Portanto, é importante que os Chefes de Poder, realizem os procedimentos estabelecidos na IN nº 006/2018.

ENVIO POR MEIO DE API

Atualização do sistema de gestão
O Colare permite o envio de dados diretamente dos sistemas de gestão dos jurisdicionados. Estes sistemas deverão passar por atualizações a serem providenciadas por seus fornecedores, integrando as soluções de uso do jurisdicionado com a solução de recepção de dados do Tribunal.


Envio dos dados
Caso o jurisdicionado disponha da solução integrada, poderá enviar os dados diretamente de seu sistema de gestão. Caso não possua, deverá usar a opção de envio manual, pelo Colare Envios. Em ambos os casos, os dados serão enviados no formato JSON.
OU
FORMA DE ENVIO MANUAL*
(Modalidade disponível para módulos específicos. Verificar Instrução Normativa vigente.)

Acesso aos formulários
Caso o jurisdicionado não possua solução que permite o envio de dados de forma integrada, deverá acessar o Colare Envios para obter acesso ao formulário correspondente ao layout a que se refere o envio de dados. Os formulários são gerados dinamicamente e sempre se referem à versão mais recente do layout publicada.


Envio de dados
O jurisdicionado, então, deverá inserir manualmente os dados solicitados pelo layout. A validação de integridade é feita durante o preenchimento do formulário, facilitando esta tarefa. Após o preenchimento, o Colare Envios cria um objeto JSON que será enviado através do mesmo endpoint utilizado na forma de envio integrada.


Homologação da entrega
Após o envio de dados, o jurisdicionado deverá homologar a entrega, por meio do Colare Envios. Durante o processo de homologação, o jurisdicionado consolida os dados e assina eletronicamente a entrega, utilizando um certificado digital ICP-Brasil.